Nada contra os animais que rastejam.É apenas uma analogia. Uma minhoca que vive num jardim, muito remotamente poderá ir para outro. Já o beija flor tem muitas oportunidades para visitar quantos tantos jardins seu radar captar. Permanecer insistindo numa relação, rastejando, trabalhando exaustivamente e de forma solitária, como a minhoca para oxigenar a terra, até quando? Ser beija flor pode ser muito mais interessante…
Mudei de um apartamento para uma casa. Comigo vieram vasos de flores que ornamentavam o terraço do apartamento. Comentei com uma amiga, sinto não deixar as flores para o beija-flor que visita-as todas as manhãs. Ao que ela me respondeu: “não se preocupe, o beija-flor encontrará os lírios do campo, a natureza é divina.” Minha amiga é sábia.
Aqui, na casa, não observei ainda a presença de beija- flor. Mas, borboletas, abelhas…estão por aqui. Tem asas.
E minhocas? Estarão por aqui? Ainda não as vi. Jardins modernos. Canteiros com seixos. Muita areia. Solo impróprio para a morada de minhocas.
Nesse momento, vivo o modelo beija flor.Voei.
Encontrei outro jardim. Trouxe comigo as flores,misturei-as com aquelas que já estavam cultivadas, plantarei outras, de outras espécies.
A fase minhoca, aos poucos, está sendo deixada para trás. Abro sulcos no solo para plantar novas flores. Preparo a terra para as minhocas fazerem seu belo trabalho, a terra com húmus é tarefa delas.
Ser beija flor é tarefa difícil. Basta observar como é o comportamento desse pequeno ser. Viaja milhares de quilômetros no dia em busca de néctar. É seletivo. Ao bater as asas da forma que o faz para sustentar no ar seu corpo, é uma carga e tanto. Eu diria, tenho muitas. O diferencial é que posso me desfazer de algumas. Deixá-las nos canteiros, para as minhocas diluí-las.
Sempre é possível deixar cargas inúteis. Lembrar que o beija flor carrega um coração mais pesado que seu corpinho. Mas carrega só o necessário para ser reconhecido como um pássaro lindo.
APRENDER QUE O CORAÇÃO SÓ SUPORTA CARGA LEVE. É A DICA.
Assim poderemos ser beija flor. Outros jardins estão à disposição.
Compartilhe
