Beija, Flor

Nada contra os animais que rastejam.É apenas uma analogia. Uma minhoca que vive num jardim, muito remotamente poderá ir para outro. Já o beija flor tem muitas oportunidades para visitar quantos tantos jardins seu radar captar. Permanecer insistindo numa relação, rastejando, trabalhando exaustivamente e de forma solitária, como a minhoca para oxigenar a terra, até quando?  Ser beija flor pode ser muito mais interessante…

Mudei de um apartamento para uma casa. Comigo vieram vasos de flores que ornamentavam o terraço do apartamento. Comentei com uma  amiga, sinto  não deixar as flores para o beija-flor que visita-as todas as manhãs. Ao que ela me respondeu: “não se preocupe, o beija-flor encontrará os lírios do campo, a natureza é divina.”  Minha amiga  é  sábia.

Aqui, na casa, não observei ainda a presença de beija- flor. Mas, borboletas, abelhas…estão por aqui. Tem asas.

E minhocas? Estarão por aqui? Ainda não as vi. Jardins modernos. Canteiros com seixos. Muita areia. Solo impróprio para a morada de minhocas.

Nesse momento, vivo o modelo beija flor.Voei.

Encontrei outro jardim. Trouxe comigo as flores,misturei-as com aquelas que já estavam cultivadas, plantarei outras, de outras espécies.

A fase minhoca, aos poucos, está sendo deixada para trás. Abro sulcos no solo para plantar novas flores.  Preparo a terra para as minhocas  fazerem seu belo trabalho, a terra com  húmus é tarefa delas.

Ser beija flor é tarefa difícil. Basta observar como é o comportamento desse pequeno ser. Viaja milhares de quilômetros no dia em busca de néctar. É seletivo. Ao bater as asas da forma que o faz para sustentar no ar seu corpo, é uma carga e tanto. Eu diria, tenho muitas. O diferencial é que posso me desfazer de  algumas. Deixá-las nos canteiros, para as minhocas diluí-las.

Sempre é possível deixar cargas inúteis. Lembrar que o beija flor carrega um coração  mais pesado que seu corpinho. Mas carrega só o necessário para ser reconhecido como um pássaro lindo.

APRENDER  QUE O CORAÇÃO SÓ SUPORTA CARGA LEVE. É A DICA.

Assim poderemos ser beija flor. Outros jardins estão à disposição.

 

 

Compartilhe: