A expressão QUO VADIS de origem latina e que significa Para onde vais? Para onde caminhas? Aparece no texto bíblico, no evangelho de João, capítulo 16, versículo 5, onde Jesus Cristo diz: – Agora que vou para aquele que me enviou, nenhum de vocês me pergunta Para onde vais?
QUO VADIS é também um filme de 1951, baseado no livro do escritor polonês Henryk Sienkiewicz, romance histórico, publicado em 1894. Parece pertinente a indagação para o contexto do brasileiro Para onde vais? O mundo nos permite vivermos conectados. A ligação humana entre os povos se dá pelo dinheiro. Ele é o cordão umbilical das nações. Uma quer amarrá-lo, já outra quer cortá-lo.
Não interessa QUO VADIS… do povo, cujo caminho precisa ser interrompido ou destruído. O mundo divide os povos em QUEM tem petróleo, tem bomba atômica, tem água, tem sementes… tem shopping- hic- tem governo democrático, tem governo golpista, tem governo déspota, tem pele branca e olhos azuis, tem pele escura e olhos pretos… Tem AMOR. E, quem tem gasolina!!!!!
Ultimamente, a pergunta QUO VADIS depende do uso do petróleo. O domínio de uma nação se dá mais pelos poços petrolíferos do que até mesmo pelo seu poder bélico.
Os caminhos sempre foram difíceis. Mas para os brasileiros, cujo caminhos dependem da gasolina,do óleo diesel… ficaram dificílimos.
Para o presidente Temer que não quer saber de povo muito menos da pergunta quo vadis. Atitude parecida com os seguidores de Jesus.
Para onde vais, povo brasileiro?
Compartilhe