É na cidade que tudo acontece.

Nascemos e crescemos na cidade ou no território pertencente, chamado município.

As necessidades básicas de uma população depende quase que exclusivamente de seus mandatários.

Estamos no período eleitoral. A democracia nos permite escolher quem ocupará a vaga no executivo e no legislativo.

Atentando para o discurso apelativo inerente à ocasião, observa-se a intencionalidade . Essa depende do lugar que os sujeitos ocupam.

Os sujeitos que estão no poder usam os verbos no presente, pretérito e futuro com mais facilidade.

Fiz. Faço. Farei.

Os sujeitos que buscam o poder utilizam verbos no futuro. Farei. Ou apelam para a memória do eleitor  recordarem feitos do passado.

Já os substantivos abstratos tomam conta do discurso: justiça social, democracia, honestidade, ética, cidadania, responsabilidade, transparência, até os que não poderiam estar nessa categoria como educação, saúde, moradia,saneamento básico, mobilidade urbana, segurança, meio ambiente, políticas públicas…

Alguns sujeitos candidatos discursam como papagaios, repetem o mesmo campo semântico em todos os pleitos eleitorais, a intenção é clamar pela atenção do eleitor tão carente de tudo o que deveria ser dever do estado de direito. Promessas mascaradas de projeto de gestão.

Em tempos de mídias digitais,nos programas da gestão situação, os adjetivos aparecem nas lindas imagens das realizações propositivas, enquanto imagens reais são mascaradas, exceto, pelas imagens captadas por adversários.

Houve quem resolveu trazer de volta a prática do apelido. Preconceituoso, totalmente reprovado na urna!

O leitor eleitor percebe.

O eleitor não leitor se perde.

E o eleito?

Conseguiu atenção para sua intenção. Boas intenções ?

Dizem que o inferno está cheio delas.

Compartilhe
0Shares
Escrito por Marta de Fátima Borba
Seguir meu coração foi minha melhor escolha. Sou corajosa. Quero melhorar a cada dia, porque sei que não estou pronta. Preciso evoluir. O que faço ou aquilo que me acontece, tem o poder de mudar meu humor, mas como vou reagir a isso, eu decido de maneira consciente!