Professora de literatura por muitos anos. Várias vezes recorri a passagens bíblicas para ratificar fatos das narrativas literárias. Sempre me inquietou ou impactou algumas narrativas bíblicas.

Agora, já aposentada da profissão de professora, fui desafiada por amiga pastora a ler a bíblia. Três a quatro capítulos por dia para quando encerrar o ano, terei lido todos os livros.

Não é uma leitura meramente denotativa, tampouco conotativa. Será leitura com olhos espirituais?

Eis o desafio.

Anita, a pastora, estudiosa da bíblia há mais de trinta anos, é minha orientadora teológica.

Tem sido muito gratificante o compartilhamento das leituras diárias.

Compartilho a compreensão literal  e, ela, cheia de espiritualidade, me conduz para  a meditação .

Confesso que não é tarefa simplista. Faço indagações frequentes, por exemplo sobre o apagão dos nomes das mulheres, sobre a invisibilidade histórica feminina. Sobre a violência contra a mulher. Vendidas. Abusadas. Assassinadas. Vítimas até hoje das atrocidades de tempos primórdios.

Mas a sabedoria de Anita, que é divina, traz luz à leitura.

Adão foi feito de barro. Eva de carne.

A tal costela, de onde Eva surgiu, é o sustentáculo do corpo. Experimenta quebrá la ou removê la. NÃO SE FICA EM PÉ!!  Anita diria: oh glórias!!!

O pecado não é de Eva, quem desobedeceu a Deus criador foi Adão.

E assim vamos nós duas, eu, aprendiz da palavra sagrada. Ela, mulher temente a Deus e seguidora da luz que Jesus Cristo trouxe ao mundo, a luz da igualdade, da justiça e sobretudo o amor para aqueles que mais precisam.

Hoje, acordei cedo. Li o capítulo que José, aquele que fora vendido pelos irmãos postiços*, se tornou governador na terra estrangeira. Através do dom divino de interpretar sonhos foi salvo da morte.

Salvou muitos povos da morte pela fome que durou sete anos.

Porque através da interpretação de um sonho do faraó, sabia que haveria um tempo de sete anos de fartura e depois um tempo de sete anos de muita fome.

A leitura sempre foi para mim alimento.

Com a literatura secular alimentei minha família. Ganhei salário. Sustento.

Agora, com a leitura do livro sagrado, alimento meu espírito.

Compartilhe
0Shares
Escrito por Marta de Fátima Borba
Seguir meu coração foi minha melhor escolha. Sou corajosa. Quero melhorar a cada dia, porque sei que não estou pronta. Preciso evoluir. O que faço ou aquilo que me acontece, tem o poder de mudar meu humor, mas como vou reagir a isso, eu decido de maneira consciente!