Não há lugar para a neutralidade. Quando você diz que é neutro em relação a uma injustiça ou opressão, você decidiu apoiar o status quo do injusto.” DESMOND TUTO

Neutralidade é uma opção. É uma decisão. Opção pela manutenção do status quo injusto. Decisão pela complacência das injustiças e das mãos das generosidades perversas.

Outro dito de Desmond Tuto, bispo africano, símbolo da luta contra o apartheid , Nobel da paz em 1984:

–  Se você fica neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor.

Ao escolher a neutralidade com a afirmação de que não fez escolha para não tomar partido , sinto muito, mas fez a escolha. Escolheu ficar com o ego . Com o seu interesse individual. Numa postura do “deixe que se lasque”… “Não tenho nada com isso…escolhi a paz!” Mas que paz , “cidadão do bem”? Você não é uma ilha!

Até porque a ilha também faz parte de um bioma.

O período eleitoral no Brasil evidencia dois lados claramente. Um lado que sempre optou pelo status quo dos que lutam para que sua conta bancária aumente substancialmente e o lado daqueles que lutam para que os míseros salários possam colocar o pão na mesa.

O lado dos que preferem continuar sendo “generosos” e o lado daqueles que lutam para que haja justiça social.

O primeiro grupo pertence àqueles limpam a consciência com doações, dízimos e até criando Instituições de caridade. E quase sempre se dizem e se colocam na posição de neutralidade diante das injustiças, ou seja, são os omissos. Já, o segundo grupo pertence àqueles que levantam bandeiras pela distribuição de terra, pelo direito à alimentação, pelo direito à moradia digna, a salário digno, à saúde, à educação, à liberdade de ir e vir, da liberdade de expressão…contra qualquer forma de desumanidade. Estão na luta constante contra a omissão de governos covardes.

E os neutros covardes brotam no chão gaúcho. Na terra dos chimangos e maragatos, optaram pela mentirosa façanha: a neutralidade.

Se anunciar com lenço branco, no meio da batalha, é levar tiro dos dois lados. Por isso, neutralidade é opção. Opção de covarde!!

Prefiro permanecer no grupo dos que gritam: NÃO TÁ MORTO QUEM PELEIA*!!! ( *briga)

 

Compartilhe
0Shares
Escrito por Marta de Fátima Borba
Seguir meu coração foi minha melhor escolha. Sou corajosa. Quero melhorar a cada dia, porque sei que não estou pronta. Preciso evoluir. O que faço ou aquilo que me acontece, tem o poder de mudar meu humor, mas como vou reagir a isso, eu decido de maneira consciente!