A palavra vizinho tem sua origem no latim “vicinu” que quer dizer da aldeia. Que está próximo. Cada um dos habitantes de uma localidade, em relação aos moradores dela. Aquele que reside próximo a nós.
O verbo vizinhar do latim vicinare significa ser vizinho. Aproximar-se, achegar-se de…avizinhar-se, apropinquar-se, ou na boa linguagem regional do Rio Grande do Sul APROCHEGUE-SE.
Mas o que é de fato ser vizinho? Apenas residir na mesma rua? Sim, pode ser. Morar no espaço . Morar e não se achegar-se.
Sorte minha, recentemente mudei para rua de pouco movimento de carros. Ufa. Um pouco menos de poluição. Bons vizinhos. Aqueles que moram e aqueles que se aprochegam. Boas vindas, muito boas vindas com um presentinho, ora um doce caseiro ora um pedaço de bolo caseiro..ou uma fala: qualquer coisa que precisar é só chamar!!! É o achegar-se.
Remeto minha memória á infância, quando meu pai recebia amigos de dezenas de léguas de nossa casa, vinham geralmente montados, belos cavalos e cavaleiros…ouvia o tradicional Ó DE CASA!!!!! E a também tradicional resposta Ó DE DENTRO! APROCHEGUE-SE!!!
A saudação de antigamente entre vizinhos migrou para o uso da mídias sociais. Logo cedo, recebemos mensagens, emojis, gifs, figurinhas…amigos, ex vizinhos , milhares de quilômetros distantes da gente, porém o sentimento de avizinhar-se continua presente no coração e na alma.
Outra forma de avizinhar-se. Não menos importante.
Refuto qualquer forma de xenofobia. Pode ser aquela exercida no elevador do prédio, quando não se entra no elevador, porque nele está uma nova moradora e a sua cor, incomoda. Seja, os irmãos venezuelanos, atacados tão cruelmente.
Ensinemos a nossas crianças o verbo vizinhar. E o mundo pode ser mais aconchegante.
Compartilhe