As palavras preguiça e preguiçoso, embora pertençam a mesma etimologia, por vezes se distanciam semanticamente.A palavra preguiça no sentido de ócio poderá ser benéfica ao ser humano quando ócio é alternativa de recarregar baterias para seguir em frente. O tempo de parar para refletir ou simplesmente respirar…deitar na relva..na areia da praia…na rede e deixar “o pulso pulsar” . Laissez-faire Adam Smith dominando.
O ócio quando constante na vida de uma pessoa poderá ser desalento. Provoca desânimo, apatia , desencanto pelas coisas da vida .
Ócio produtivo é defendido pela ordem do mercado do trabalho. Por alguns gestores. Sabem que a produtividade vem de mentes descansadas. Pena, que muitos percebam o ser humano como um parafuso da engrenagem. Para que parar? Meia hora para o almoço é suficiente. Lei trabalhista brasileira recentemente aprovada por quem vive no ócio.Pelos preguiçosos eleitos.
Preguiça tendo como sinônimo ócio tem suas vantagens e desvantagens. Ao contrário do adjetivo preguiçoso. Esse sujeito é maléfico à sociedade. Temos pessoas entre nós, que não exercitam o pensamento, tampouco pernas, braços, mãos…Recebem tudo pronto, Desde o cafezinho até a ideia….A usurpação dessa é a pior.
Encontro profissionais preguiçosos. Em todas as áreas. Dessa preguiça poderá a ponte cair, prédio cair. Aluno deixar de receber conhecimentos. Doença se alastrar (,,,)
Somos todos preguiçosos quando deixamos de pensar o futuro do planeta. Atribuímos aos insanos a governabilidade da terra. A governabilidade do lugar onde nascemos e pelo qual teríamos a grande responsabilidade de pensar e agir. Prostração total.
Tomando suco de laranjas.
